Covid-19: Startup Laura doa inteligência artificial para ajudar Prefeitura de Curitiba

Plataforma de inteligência artificial vai ajudar o município na identificação e tratamento de casos

A startup Laura doou à Prefeitura de Curitiba uma plataforma de inteligência artificial que vai ajudar o município na identificação e tratamento de casos de COVID-19. O uso da plataforma é inédito na administração pública, uma vez que a IA  faz a triagem digital de pacientes, esclarece dúvidas e orienta o atendimento médico em casos suspeitos. A inteligência artificial já está funcionando por WhatsApp e pelo sites da prefeitura e da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba.

A plataforma tem a interface de uma conversa digital. O usuário realiza a triagem online e tira dúvidas sobre a doença sem sair de casa. De acordo com as respostas coletadas, o sistema alerta sobre sintomas graves, identifica casos suspeitos de COVID-19 e orienta pacientes que devem procurar atendimento médico. Integrado com o sistema da prefeitura, a ferramenta também encaminha os pacientes para central de teleconsulta que está sendo usada pelo município no combate ao novo coronavírus.

Desenvolvida por curitibanos, a solução passa a integrar o Sistema de Inteligência da Saúde (Sisa). “No Vale do Pinhão, em Curitiba, a tecnologia servirá à medicina e à saúde; eu anuncio a inovação, anuncio um sistema de inteligência na saúde”, comemorou o prefeito Rafael Greca. Os pacientes atendidos virtualmente serão monitorados por 15 dias. Os procedimentos seguem parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde.

Desde o início da pandemia, a Laura busca oferecer soluções de triagem e previsão da demanda de atendimento de pacientes com suspeita de COVID-19. “Com o atendimento digital, os pacientes podem realizar a triagem sem sair de casa. É mais segurança à população e mais eficiência à saúde pública, que poderá disponibilizar o acompanhamento remoto para os pacientes”, explica Cristian Rocha, CEO da Laura.

Em quase um mês de funcionamento, a plataforma já realizou mais de 1400 atendimentos online. Hoje, o P.A. Digital funciona – além da Prefeitura de Curitiba – nos hospitais A.C. Camargo, Alemão Oswaldo Cruz, Lifecenter, Hospital das Forças Armadas, Santa Casa de Londrina e Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.