Doe Solidariedade recebe quase 4 toneladas de alimentos do CIEE/PR

Os produtos serão distribuídos às famílias dos adolescentes que participam do programa Aprendiz, da Fundação de Ação Social (FAS)

Quase quatro toneladas de alimentos foi o que a campanha Doe Solidariedade recebeu do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE/PR). Os produtos serão distribuídos às famílias dos adolescentes que participam do programa Aprendiz, da Fundação de Ação Social (FAS), que promove a aprendizagem profissionalizante e a entrada desses jovens no mercado de trabalho.

Atualmente, 276 aprendizes, de 14 a 18 anos, integram o programa que prioriza o atendimento a adolescentes e jovens em acolhimento institucional ou cumprimento de medida socioeducativa e que são das famílias acompanhadas pela fundação.

As doações são fruto da campanha A Fome Não Espera, promovida pelo CIEE/PR, de 19 de maio a 18 de junho, e que em todo o Paraná arrecadou sete toneladas de alimentos.

O presidente do CIEE/PR, Domingos Murta, disse que os alimentos foram doados por colaboradores, conselheiros, familiares e amigos e o resultado surpreendeu os organizadores.

“Lançamos a campanha porque entendemos que a maioria dos jovens atendidos pelo CIEE são oriundos de famílias carentes. Com isso, não podíamos nos furtar da responsabilidade de minimizar os impactos desta cruel pandemia”, explicou Murta, durante a entrega da doação, na sede do CIEE/PR, nesta terça-feira (29/6).

Parceria

O vice-prefeito, Eduardo Pimentel, que também participou do recebimento das doações, agradeceu a iniciativa do CIEE e destacou que os alimentos vão contribuir para o desenvolvimento de um dos três eixos que direcionam o trabalho da Prefeitura, neste momento de pandemia.

“Como poder público, temos três obrigações que devemos cumprir. A primeira delas é a vacinação da população, seguida da retomada econômica e do atendimento à área social”, explicou o vice-prefeito.

Pimentel elogiou o trabalho da FAS, principalmente no atendimento à população em situação de rua neste momento de frio intenso, e também falou da importância da sociedade ter o apoio da fundação para a distribuição de doações. “A FAS conhece as famílias e também os territórios e, com isto, garante que os alimentos cheguem a quem realmente precisa.”

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, destacou a parceria existente desde 2018, entre a Prefeitura, a FAS e o CIEE, para a capacitação de adolescentes e jovens, principalmente com o programa Formação para o Primeiro Emprego. “É uma alegria termos o apoio do CIEE nesse processo que, desde o início, já formou aproximadamente 3 mil jovens, agora mais preparados para o mercado de trabalho.”

Campanha

A campanha Doe Solidariedade foi lançada em 14 de abril para arrecadar alimentos para as 34 mil famílias que vivem em extrema vulnerabilidade social e roupas para pessoas em situação de rua da cidade.

Até o momento, a campanha recebeu 200.327 quilos de alimentos e 57.831 peças de roupas.

Veja quais são os pontos de coleta de doações no link fas.curitiba.pr.gov.br/doesolidariedade

Fonte: Prefeitura de Curitiba.