8 excelentes motivos para você ser doador de sangue

 

Imagem de um homem doando sangue enquanto segura um coração de borracha com a mão esquerdaÉ um ato de amor sincero, voluntário e que salva vidas. A doação de sangue não dói, não prejudica a saúde, e em menos de 1 hora, o doador pode salvar até 4 vidas.

O sangue doado é utilizado em diversos tratamentos, intervenções cirúrgicas e em casos de acidentes graves. E dá esperança de vida e saúde para pais, mães, filhos, tios, avós.

Que tal ser um doador de sangue?  Conheça 8 excelentes motivos para isso.

  1. Abono no ingresso de eventos culturais

Em alguns Estados, como no Paraná, os(as) doadores(as) de sangue podem solicitar o benefício da meia entrada para eventos como shows, apresentações culturais e cinemas. Para isso, é necessário que sejam comprovadas pelo menos 3 doações anuais para conseguir o benefício.

  1. Fazer o bem, faz bem

Ações de solidariedade não ajudam apenas aqueles que mais necessitam. Quando uma pessoa decide ser voluntária ela também é beneficiada, pois existe uma troca. Essa conexão de fazer o bem aos outros afeta positivamente o(a) autor(a) da ação diretamente.

  1. O sangue doado é rapidamente recuperado

Independe do gênero, durante a doação de sangue de uma pessoa adulta são coletados no máximo 450 ml, o que representa menos de 10% de todo o sangue. Esse volume é reposto em até 72 horas pelo organismo.

  1. Reduz riscos de alguns tipos de câncer

Em decorrência da doação exigir uma renovação das células, gerando um processo de redução oxidativa, pode levar a menores riscos do desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

  1. Reduz o excesso de Ferro no corpo

Principalmente para o corpo masculino, a eliminação do elemento Ferro do organismo pode ser importante, pois em excesso gera processos inflamatórios.

  1. Reduz o risco de doenças cardíacas

Segundo um estudo do American Journal Epidemiology, há uma redução de até 88% no risco do(a) doador(a) de sangue desenvolver doenças cardíacas. Isso porque, no caso do acúmulo de ferro, por exemplo, entre outros fatores, as artérias podem se comprimir e acarretar uma série de doenças.

  1. Manutenção da sua saúde 

Antes da doação de sangue, sempre são feitos exames para saber a saúde do(a) doador(a) está em dia. Assim, já se torna uma forma de identificar se está tudo bem com o próprio organismo.

  1. 30 minutos e 4 vidas podem ser salvas

Parece muito rápido não é mesmo? Sim, é mesmo. Esse é o tempo que o(a) doador(a) precisa disponibilizar durante a coleta. E com uma doação de sangue é possível ajudar a salvar até 4 vidas.

Agora que você já conhece todos os benefícios, que tal se juntar a essa causa para fazer o bem?

Participe da Campanha Sangue Fraterno e se torne um doador. Saiba mais!