Solidariedade e saúde: conheça os benefícios de fazer o bem!

Ajudar as pessoas que mais precisam com boas ações é fundamental para que a gente conquiste um mundo melhor. Mas você já parou para refletir sobre como praticar atitudes positivas no dia a dia podem colaborar com quem as pratica? É por isso que hoje vamos falar sobre os benefícios de fazer o bem.

Já é comprovado cientificamente que praticar boas ações trazem diversos benefícios para a nossa saúde física, assim como para a saúde mental. E já que fazer algo tão simples assim vem carregado de ganhos, a gente não pode deixar essa informação passar.

Para que você entenda mais sobre como atitudes assim podem contribuir para a sua saúde, continue com a gente. Boa leitura!

Os benefícios reais das boas ações

Causar o bem com boas ações já dá um quentinho no coração de imediato. E isso não é uma impressão falsa. A prática de atitudes assim dão benefícios reais e comprovados em pesquisa para a nossa saúde. Benefícios físicos, mentais e até emocionais.

Fazer o bem faz bem, dá a sensação de bem-estar. Em outras palavras, essa sensação reduz os níveis de estresse e dá um equilíbrio emocional. Em um estudo realizado na Suíça para entender como fazer o bem beneficia as pessoas, foi constatado que as pessoas que eram voluntárias em algum projeto são menos esgotadas, menos estressadas e têm uma saúde mental melhor.

Além disso, fazer o bem ativa áreas importantes do cérebro, responsáveis pela sensação de prazer e recompensa. Isso foi resultado de outro estudo, que ao entregar uma quantia em dinheiro para algumas pessoas, elas poderiam escolher entre fazer ou não uma doação. Quem fez a doação, teve o sistema de recompensa ativado no cérebro, que causa a liberação de dopamina.

Dentre os outros benefícios que fazer o bem carrega, também estão:

  • Aumento da autoestima e da sensação de satisfação;
  • Prática e desenvolvimento da empatia;
  • Melhora das competências de trabalho em equipe;
  • Aumento e diversificação da socialização;
  • Aperfeiçoamento e aprendizado de novas e velhas habilidades;
  • Expansão da rede de contatos e das experiências.

Só coisa boa, não é mesmo?

E como posso praticar boas ações?

Existem muitas formas de causar o bem, inclusive sem sair de casa, como já falamos sobre. Entretanto, se você quer saber mais possibilidades de levar conforto para alguém e ganhar diversos benefícios para a sua saúde, se liga nessa lista que o Causei preparou!

Formas de causar o bem

Causar o bem pode ser bem simples. Atitudes pequenas no nosso dia a dia já fazem a diferença. Você pode, por exemplo:

  • doar sangue;
  • doar roupas, alimentos, livros etc;
  • se declarar doador de órgãos;
  • fazer visitas a asilos, hospitais e orfanatos;
  • ajudar alguém que precise (um vizinho, um desconhecido ou até mesmo alguém da sua família);
  • escolher uma causa para ajudar e contribuir com doações (e aqui no Causei a gente pode te ajudar com isso).

Enfim, são diversas maneiras de causar o bem e ajudar as pessoas que estão próximas ou não a gente.

Quais outras possibilidades de ajudar você conhece? Já pratica alguma? Conta pra gente! ♥

Fonte: Causei o bem