Ação da PUCPR esclarece dúvidas da comunidade sobre a declaração do Imposto de Renda

Alunos e docentes do curso de Ciências Contábeis da PUCPR promovem ações para auxiliar quem precisa fazer a declaração de Imposto de Renda

Todos os anos, pessoas que se enquadram dentro de alguns critérios de rendimento precisam fazer a declaração de imposto de renda (IR). Apesar de fazer parte da rotina de muita gente, essa obrigação fiscal nem sempre é simples e acaba gerando dúvidas – sobretudo em quem nunca declarou, mudou de faixa salarial ou recebeu algum benefício.

Para ajudar a população e ainda aproximar estudantes da comunidade, o curso de Ciências Contábeis da PUCPR, instituição parte do Grupo Marista, está promovendo uma ação para sanar dúvidas, prestar assessoria e dar orientações sobre o tema.

Neste ano, o prazo para declarar os rendimentos referentes a 2021 vai até o dia 29 de abril. Por isso, nos dias 4 e 5 de abril, docentes e graduandos se reuniram presencialmente no Estúdio de Economia e Finanças, localizado na Escola de Negócios do campus de Curitiba, para conversar com a comunidade interna e externa da PUCPR.

Além disso, no dia 9 de abril, será feita uma transmissão ao vivo, pela plataforma YouTube, com Luiz Carlos Benner, docente do curso de Ciências Contábeis.

Na live, o professor vai explicar e responder às dúvidas mais comuns na hora de preencher e enviar o IR, além de abordar sobre o Imposto Solidário – uma possibilidade que o contribuinte tem de doar até 6% do imposto devido a algum projeto ou causa social.

Quem tiver interesse, pode acessar o canal oficial da universidade PUCPR no YouTube, às 9h, e participar gratuitamente.

Universidade e comunidade lado a lado

Ações como a assessoria sobre o Imposto de Renda são ótimas oportunidades de os graduandos colocarem em prática conhecimentos pertinentes às suas formações, envolvendo-se em projetos de extensão que refletem mais diretamente na comunidade.

As pessoas da comunidade externa, por outro lado, têm a oportunidade de obter auxílio e serviços de qualidade, assistidos por docentes especialistas, de forma gratuita.

Esse retorno da universidade à comunidade faz parte das bases do ensino superior, que tem por objetivo levar para além das instituições o conhecimento desenvolvido e fomentado nelas.

Fonte: Grupo Marista