Ação do Movimento Champagnat no Dia do Marista foi focado na saúde das mulheres

Iniciativa promoveu a distribuição de kits de higiene para o público feminino em situação de vulnerabilidade social

Com o apoio do Colégio Marista de Maringá, da Escola Social Anita Cordeiro, do Rotary Maringá e muitos corações generosos, o Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM) realizou doações para o projeto Cuidados. A  arrecadação reuniu itens de higiene para mulheres atendidas pela Escola Social Anita Cordeiro, de Paiçandu (PR). A iniciativa foi realizada durante o Dia do Marista e deu continuidade ao sucesso da ação realizada no Dia das Mães pelo Movimento.

O projeto tem como lema “Eu ME CUIDO! VOCÊ SE CUIDA! NÓS CUIDAMOS”, e criou uma rede de apoio a fim de destacar a importância do autocuidado e da busca por alternativas e atitudes que proporcionem o bem-estar, em especial das mulheres.

A idealizadora e uma das responsáveis pelo projeto, Flávia Rodrigues, explica que a iniciativa surgiu em decorrência da permanência do cenário de incerteza imposto pela pandemia do Covid-19. De forma geral, a situação trouxe diferentes desafios em relação a aspectos que vão além da falta de alimentos, como a dificuldade das famílias em situação de vulnerabilidade social de obterem itens de higiene e limpeza. “Logo pensamos, vamos montar kits de higiene para mulheres, assim, estaremos cuidando delas”, conta.

Entrega dos Kits

Para Flávia e os outros voluntários, a ideia alcançou muitos corações generosos que prontamente se mobilizaram e fizeram suas doações. Foram montados 60 kits, compostos por: sabonete, shampoo, condicionador, escovas de cabelo, pente, escova de dente, creme dental, desodorante, absorventes, uma toalha e uma ecobags, confeccionadas pelas integrantes do Movimento da Fraternidade Rosey. Além do carinho, as bolsas trouxeram à tona a sustentabilidade por serem reutilizáveis.

As entregas ocorreram no dia último dia 25 de agosto, e levaram mais dignidade para as mulheres que estão em situação de vulnerabilidade social. A campanha tem previsão de seguir com o amparo ao público feminino. Para o diretor-geral da Escola Social Anita Cordeiro, Marco Aurélio Ghislandi, “essa é uma forma de viver um pouco mais o sonho de Champagnat. Certamente teremos outras tantas oportunidades de fortalecer nossos vínculos e missão partilhada” relata.

Solidariedade que não acaba

E os fraternos do Movimento Champagnat estão sempre promovendo ações do bem em diversos lugares. Simultaneamente a ação do Dia do Marista, a Vânia, pertence a Fraternidade Adelina Chiapetti, se uniu com os fraternos para realizar a doação de uma cadeira de rodas a um tetraplégico em Foz do Iguaçu (PR). Assim vão se fortalecendo os gestos concretos de solidariedade a partir do carisma Marista.

Solidariedade que faz a diferença: Vânia (esquerda) se uniu com fraternos para promover doação de cadeira de rodas