Ações da PMBCS durante a pandemia

Confira as campanhas e iniciativas realizadas para suporte à comunidade 

Campanha de doação de sangue está entre as ações da PMBCS durante a pandemia

Arte Divulgação Campanha Sanhue

A pandemia do novo coronavírus motivou inúmeras ações de solidariedade por todo o mundo e a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS) encontrou formas de contribuir com essa rede de solidariedade. A seguir compartilhamos algumas das ações, campanhas e iniciativas lançadas para nesse período.

Campanha Sangue Marista

Com o surgimento da Covid-19, os bancos de sangue, que já sofriam com a baixa adesão dos voluntários, enfrentam um cenário preocupante. A queda de doações foi de cerca de 30% por causa da pandemia. Por esse motivo, a PMBCS antecipou sua campanha anual de incentivo a doação de sangue, que estava prevista para o mês de agosto em comemoração do Dia do Marista (15 de agosto).

Campanha SOS Vila Torres

Ação promovida pela Província Marista Brasil Centro-Sul, Grupo Marista e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), em parceria com as congregações: Redentoristas, Filhas da Caridade, Bernardinas, Jesuítas e Franciscanos, e a comunidade local, para arrecadação de alimentos, itens de higiene pessoal e valores em dinheiro para contribuir com os moradores da Vila Torres. Entre março e maio, a campanha arrecadou 10 mil cestas básicas, que amparam 1.200 famílias estão passando por dificuldades por causa da pandemia na Vila Torres e ajudam ainda 938 famílias em outras comunidades de Curitiba e RMC.

O SOS Vila Torres continua. As doações podem ser entregues na Capela Nossa Senhora Aparecida.

Informações pelo telefone (41) 99106-9104

Novena Virtual

A iniciativa começou em junho, com encontros semanais, e terminou no dia 6 de junho, data em que a Igreja recorda o fundador do Instituto Marista, São Marcelino Champagnat. A novena foi realizada nas quartas-feiras, às 19h pela página do Facebook do Movimento Champagnat da Família Marista (MChFM).

Painel Farol da Esperança

A PMBCS e o Farol 1817, em parceria com o Instituto de Ciência e Fé e a Escola de Humanidades da PUCPR, lançaram o painel Farol de Esperança. Trata-se de uma série de seminários e debates online com especialistas, como uma forma de refletir sobre o atual momento que vivemos enquanto sociedade.

O objetivo do projeto é mobilizar alunos, professores, pais e sociedade em geral para pensar sobre temas que têm despontado no cenário de pandemia. Assim como sobre as possíveis mudanças paradigmáticas pós crise.

Os encontros são às quintas-feira, às 17 horas, no canal do Farol 1817 no Youtube.

Websérie Corona Vírus – Farol 1817

Seguindo sua missão de ser farol que orienta, a PMBCS lançou a Websérie Coronavírus, com o objetivo de fornecer à população informações confiáveis sobre o COVID-19 e contribuir para a prevenção da doença. Elaborado em parceria com a Escola de Medicina e a Escola de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), o material é composto por vídeos curtos e objetivos, com orientações e dicas práticas, e está disponível no Farol 1817.

Café das 9

Criado com intuito de reunir os colaboradores virtualmente, para que todos em algum momento estejam próximos e se sintam acolhidos. O café é realizado toda quarta e sexta, via Teams, sendo um momento de confraternização e união fraterna entre os colaboradores e Irmãos maristas.

Cadastramento Moradores Vila Torres

Uma equipe de voluntários realizou o cadastramento de moradores da Vila Torres para o programa de auxílio emergencial do governo federal. Para desempenhar essa função em segurança, adotando medidas preventivas para evitar o contágio pela Covid-19, os voluntários foram treinados por integrantes da Escola de Medicina da PUCPR. E colaboradores da PMBCS auxiliaram na preparação para o uso do sistema de cadastramento. Somente no primeiro dia, 49 cadastros foram realizados. Essa foi mais uma ação conjunta entre a PUCPR, a PMBCS, o Grupo Marista e a comunidade, para aproximar as oportunidades a quem mais precisa.

Espiritualidade do Coração

Série de podcasts no canal do Farol 1817, produzidos com a finalidade trabalhar a espiritualidade do coração, proposta pelo XXII Capítulo Geral (Assembleia representativa que reúne os Irmãos de todas as Províncias do Instituto Marista). A iniciativa foi criada para os diferentes públicos da família marista e com a comunidade  com o objetivo de animá-los e confortá-los espiritualmente nesse momento de crise. Os podcasts nos convidam  a renovar a nossa confiança por meio de temas variados, como Lidando com preocupações, Esperança e generosidade, São Marcelino e os enfermos. Ao todo são 15 conteúdos em áudio disponíveis gratuitamente.