Escolas Sociais do Grupo Marista e o exercício da cidadania

A garantia de acesso à educação de qualidade para todos é mais do que um compromisso, é uma missão para o Marista Escolas Sociais e parte ao exercício da cidadania

 

Atualmente, o Marista Escolas Sociais está presente em 16 cidades nos estados de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Já são mais de 7 mil estudantes atendidos em 20 escolas sociais que fornecem desde a educação básica (do ensino infantil e fundamental ao médio) até atividades no contraturno escolar, transformando os espaços em um ambiente seguro e de desenvolvimento. 

A dedicação do Marista Escolas Sociais é voltada a atuação na formação solidária e ética dos alunos e alunas, buscando incentivar o impacto positivo em toda a sociedade, acreditando que as transformações sociais acontecem por meio da educação.

Direito à educação 

A Constituição Federal do Brasil garante a todos os cidadãos brasileiros o direito à educação. Porém, infelizmente, esse direito muitas vezes é violado, pois ainda há grandes barreiras a serem enfrentadas para que o acesso à educação seja garantido a todos os cidadãos.

Segundo o artigo 205 da Constituição:

Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Como a própria constituição dispõe, a educação é um dever do Estado e da Família, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade. Nesse sentido, o Marista Escolas Sociais leva educação gratuita a milhares de crianças. Sua missão é levar uma educação de qualidade e gratuita para locais que encontram-se em situação de vulnerabilidade social e atender crianças, adolescentes e jovens cujas famílias se encontram em situação de pobreza.

Para conhecer o trabalho do Marista Escolas Sociais, assista aqui

Como cidadão ou como  empresa é possível ajudar o Marista Escolas Sociais, incentivando a educação de qualidade para um futuro melhor para todos e todas.Se você, pessoa física, acredita nesse projeto e quer fazer uma doação, clique aqui, e caso seja Pessoa Jurídica, clique aqui.

Essa é uma forma de exercer a cidadania. Educação, o futuro é para todos!