Formas Simples de Fazer o BEM!

Pequenas atitudes solidárias podem fazer a diferença na vida das pessoas

Muitas vezes admiramos as pessoas que fazem o bem, são voluntários em instituições, engajados, dedicados, participam de reuniões e eventos, organizam grandes ações e estão sempre participando de eventos sociais e estão sempre a postos. 

Parece ser tão difícil e distante da nossa realidade ou até mesmo muito burocrático. O compromisso do voluntariado pode envolver assumir uma diretoria, o que exige a participação em reuniões mensais. Além disso, a necessidade de se fazer presente e organizar eventos sociais. Pode até parecer apenas para “quem tem tempo sobrando” e inviável diante das agendas lotadas.

Como fazer o bem de forma simples?

Será que ser voluntário(a) é isso mesmo? Será que só existe essa forma de fazer o bem? É apenas para pessoas “que tem tempo”?

No grupo de voluntariado da FTD surgiu uma ideia simples de ajudar: montando kits. A ideia é reunir em pequenos pacotes itens como água, fruta higienizada e um pacotinho de bolacha. Esse kit pode ser deixado dentro do seu carro, bolsa ou mochila, para distribuir para as pessoas de rua em situações vulneráveis. Distribui para quem trabalha no semáforo e também aos entregadores de delivery. 

Essa é uma forma simples de fazer o bem e ser solidário(a). Não importa como você vai contribuir com a sociedade, há sempre uma alternativa que pode ser encontrada dentro da sua realidade. Fazer algo que você gosta ou tem facilidade e conseguir encaixar na sua rotina são essenciais para que você consiga fazer o bem de forma efetiva e constante. Basta começar e logo ações do bem vão fazer parte de sua rotina e você também poderá servir de exemplo para seus amigos e vizinhos, incentivando e sendo inspiração para que outras pessoas também façam o bem.