Movimento Champagnat e a solidariedade em ação

Em campanha Natal 2021 as fraternidades do Movimento Champagnat focoram nas crianças em vulnerabilidade social

O Movimento Champagnat da Família Marista reúne pessoas comprometidas em viver sua fé cristã de acordo com Marcelino Champagnat. É um Movimento marcado principalmente pela espiritualidade, pela vida compartilhada e pela missão assumida. 

As Fraternidades vivem como comunidade sem religião e se apoiam em três fundamentos: Espiritualidade, Partilha de vida e Missão. A solidariedade é um dos valores trabalhados anualmente em todas as fraternidades.  

Diversas ações solidárias já foram realizadas, desde doações até acompanhamentos solidários e acolhimento a imigrantes venezuelanos ou haitianos. Em 2021, foi proposta uma arrecadação de brinquedos para serem doados às crianças em vulnerabilidade social no Natal.

As fraternidades entraram em ação e foram muito além, doando muito mais que apenas brinquedos, atendendo as necessidades reais das crianças como alimentação, higiene, livros, acompanhamentos entre outras atividades.

Confira a seguir alguns dos momentos das arrecadações realizadas pelas fraternidades do Movimento Champagnat da Família Marista.

Fraternidade Rosey, em Maringá / PR. Os panetones e brinquedos serão doados para Obra Social Marista – Paiçandu. Ação conjunta do Colégio Marista de Maringá e Mães artesãs do colégio.

 

Fraternidade L’Hermitage, em São Bento do Sul/SC. Campanha da Rede feminina de combate ao câncer, para o Natal das crianças com doações de bolas e bonecas.

 

Fraternidade Família de Nazaré, em Cascavel / PR. Arrecadação de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e de limpeza. Doação para a Catedral Nossa Senhora Aparecida que atende diferentes entidades carentes

Fraternidade Zilda Arns, de Criciúma, SC, em torno da mesma mesa, noite do dia 24 de novembro, participando do Encontro Provincial, diretamente do Colégio Marista de Criciúma, com suas doações de brinquedos, que serão entregues para instituições.

Além disso, em Curitiba (PR), a fraternidade Sagrada Família arrecadou caixas de leite e brinquedos para o “Lar O Bom caminho”, Instituição filantrópica da capital que atende crianças afastadas de suas famílias por negligência ou abandono. Em São Paulo (SP), a fraternidade Ir. Thèophane realizou a arrecadação de livros para crianças, juntando mais de 150 obras.