O que é democracia?

Vamos conhecer outras questões que são vinculadas a esta temática da democracia

O dicionário Oxford traz as seguintes definições sobre o que é democracia:

  1. governo em que o povo exerce a soberania.
  2. sistema político em que os cidadãos elegem os seus dirigentes por meio de eleições periódicas.

Assim, podemos entender que a democracia é o regime político em que a soberania é exercida pelo povo. Os cidadãos são os detentores do poder e confiam parte desse poder ao Estado para que o Estado, por meio de representantes do povo e eleitos por este, possa organizar a sociedade.

Na democracia, as decisões políticas devem estar em conformidade com o desejo do povo. Atualmente, a maioria dos países possui modelos de democracia representativa, ou seja, os cidadãos elegem seus representantes por meio do voto.

Assim, um governo democrático acontece quando são respeitados os princípios democráticos, bem como, quando é baseado na vontade do povo, pois deve ser um governo da maioria. Importante dizer ainda que sempre devem ser respeitados os direitos e garantias individuais dos cidadãos, bem como, das minorias.

O que mais é democracia?

Para além do voto, a democracia está ligada a outros aspectos como a proteção de direitos, justiça, leis, representatividade. Existe uma série de princípios que orientam a atuação dos governos para que estes garantam o respeito às liberdades e cumpram a vontade geral da população.

Valores importantes como confiança, liberdade, bem comum, participação cidadã, solidariedade, igualdade também estão diretamente ligados à democracia. Esses valores se conectam às leis, aos princípios, ao Estado, aos partidos e pessoas políticas e a nós, cidadãos.

Se você quer saber mais sobre democracia, cidadania, valores democráticos para a cidadania e participação democrática, clique aqui e confira o curso disponível gratuitamente no site do Farol 1817, ‘Cidadania em tempos de crise’ e tenha acesso ao e-book do curso para aplicação prática do ser cidadão.