Participação democrática

Como cidadãos, temos o direito e o dever de participar de forma efetiva da nossa sociedade em prol do bem comum a partir da participação democrática

A participação democrática dos cidadãos na vida em sociedade é muito importante para o exercício da cidadania e a garantia dos direitos fundamentais. Restomando que os direitos fundamentais contemplam uma vida digna a todos os indivíduos. Para entender um pouco mais a respeito da cidadania e seu papel na sociedade, acompanhe o texto O papel da cidadania na vida em sociedade’, clicando aqui.

Onde e como exercer a participação democrática?

A atuação democrática pode acontecer por meio da interação sociedade em diversos locais e de diversas formas. Participar ativamente de associações de bairro, clubes estudantis e conselhos municipais são algumas das possibilidades para exercitar a cidadania.

Existem diversos espaços nos quais membros do governo e da sociedade civil exercem seus papéis, em conjunto, tendo como base e objetivo o bem comum do povo.

No caso do conselho municipal, que nada mais é do que um espaço composto por pessoas que representam o governo e pessoas da sociedade civil,  é possível deliberar ações do poder público, fiscalizar e exercer um papel consultivo, sempre em prol da sociedade ali representada.

Como funcionam esses espaços democráticos?

Espaços como os conselhos municipais são organizados por conselheiros, que mudam periodicamente, por meio de eleições. Os conselheiros organizam as pautas que serão debatidas e agendam as reuniões que são abertas a toda população.

Abaixo, um quadro da divisão dos conselhos municipais no Brasil, por área de atuação:

 

Assim, o exercício da cidadania deve não somente ser aprendido, mas praticado. Uma das formas para encontrarmotivação e manter a participar de forma ativa na sociedade é escolher áreas de interesse individual, problemas sociais que mais causa sua  sensibilizados e então é hora de arregaçar as mangas e realmente trabalhar pela causa em questão.

E a você, qual o problema social que mais toca? Que tal começar por aí a ajudar a sociedade da qual você também é parte?

Para saber mais sobre cidadania, acesse o Curso online e gratuito disponível no Portal do Farol 1817, “Cidadania em Tempos de Crise”.