PJM celebra seu 16º aniversário junto aos jovens e toda a comunidade

Uma história construída diariamente que, inspira novas iniciativas de evangelização da juventude Marista em nossa Província

Desde 2005, a Pastoral Juvenil Marista (PJM) iniciou um movimento para promover a evangelização. Esse movimento foi por amor ao Reino de Deus e às juventudes. E passou a ofertar um espaço para despertar a liderança por meio da socialização, da construção da consciência crítica e da vivência da espiritualidade Marista.

Ao longo destes 16 anos de caminhada, foram muitas as mãos, mentes e corações que contribuíram nessa trajetória. E assim, incentivaram a formação de adolescentes e jovens éticos, justos e solidários. Isso foi possível por meio do caminho de amadurecimento na fé. Contribuíram ainda o fortalecimento da autonomia, do aprofundamento do carisma Marista e de uma vivência comunitária. Esse objetivo segue fortalecido, a fim de inspirar ainda mais a espiritualidade cristã. Como consequência, poderá ajudar às juventudes a atenderem ao chamado para exercer seu protagonismo.

O intuito é sempre promover a transformação da sociedade, valorizando a dimensão comunitária na vida dos jovens. Para isso, a PJM possui algumas iniciativas de formação para aprofundar temas. Entre eles estão aspectos da espiritualidade, da eclesialidade, da autonomia, do aprofundamento no carisma Marista, do protagonismo juvenil, da intervenção na sociedade, cidadania, entre outros. Muitas das ações visam desencadear um processo formativo para tornar os jovens autores da sua jornada. Como resultado, podem vivenciar uma espiritualidade mais presente e constante.

Ações realizadas

Com atuação voltada à comunidade, um bom exemplo dos trabalhos realizados pela PJM, e que ganhou destaque nacional foi a Missão Solidária Marista. Esse projeto é realizado em diferentes estados brasileiros, envolvendo jovens dos colégios, universidades, escolas sociais e egressos do Grupo Marista. Em resumo, já foram realizadas 14 edições anuais, totalizando 48 experiências. Estima-se que mais de 3.500 jovens já tenham participado.

A fim de, cada vez mais, gerar essa sinergia, a Missão busca evidenciar as experiências que transformam internamente as comunidades. Assim, atua na promoção de oficinas, gincanas, brincadeiras, e revitalizando, construindo, pintando ou restaurando algum espaço. Essa é uma forma que faz com que os jovens aprendam na prática como o voluntariado transforma vidas.

Dessa forma, a Pastoral Juvenil Marista almeja seguir por muitos anos. Para isso, está a cada dia estabelecendo a escuta e participação dos jovens, capacitando-os para encontrar respostas autênticas aos seus anseios e necessidades, por meio da evangelização atraente e acessível. E, a partir disso, pretende ser eficaz à adaptação da cultura dos adolescentes e jovens, favorecer a promoção humana, a solidariedade e o protagonismo juvenil.

Clique aqui e confira mais sobre as ações da PJM ao longo destes 16 anos.